---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

Atualizado em 21/02/2019 às 16:01

A Proteção Social Especial (PSE) organiza a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, o fortalecimento de potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos.

 

Na organização das ações de PSE é preciso entender que o contexto socioeconômico, político, histórico e cultural pode incidir sobre as relações familiares, comunitárias e sociais, gerando conflitos, tensões e rupturas, demandando, assim, trabalho social especializado.

As ações desenvolvidas na PSE   é   centrada  na família e como pressuposto o fortalecimento e o resgate de vínculos familiares e comunitários, ou a construção de novas referências, quando for o caso.

Considerando os níveis de agravamento, a natureza e a especificidade do trabalho social ofertado, a atenção na PSE organiza-se sob dois níveis de complexidade: Proteção Social Especial de Média Complexidade (PSE/MC) e Proteção Social Especial de Alta Complexidade (PSE/AC).

Na Média Complexidade , são atendidos por exemplo adolescentes, encaminhados pelo Judiciário  para cumprimento de Medidas Sócio Educativas  de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço a Comunidade, Mulheres  vítimas e violência, Criança e adolescentes  vitimas de abuso sexual  e/ou violência física, idosos vitimas de violências.  Importante salientar que este serviço não é órgão de  denúncias  ou apuração , As pessoas  com Direitos violados  sáo encaminhadas  para a Proteçao Social Especial pelos órgãos que recebem e apuram como: Delegacia de Polícia, Ministério Publico , Conselho Tutelar   entre outros. 

O papel da equipe de técnicos é  trabalhar com as famílias para reorganização de suas fragilidades após as violências sofridas.

O serviço também faz orientações de como encaminhar as denuncias de violências.

 

Na Alta complexidade,os atendimentos são realizados quando os vínculos familiares encontram-se rompidos,e todos são encaminhados pelo poder judiciário.