PROJETO MATA CILIAR EM GUATAMBU - RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR PROSSEGUE COM VISITAS INDIVIDUAIS E VIDEOCONFERÊNCIAS

Publicado em 21/07/2020 às 14:21 - Atualizado em 21/07/2020 às 14:24

Com medidas de segurança para equipes técnicas e produtores rurais, avança na Região Oeste o Projeto de Recuperação e Preservação de Matas Ciliares. O projeto é desenvolvido desde 2006 em uma parceria entre Consórcio Iberê, CASAN, prefeituras municipais e um conjunto de outras instituições de ensino, pesquisa e extensão.

Na nova forma de trabalho, as reuniões de sensibilização e mobilização entre técnicos e agricultores foram substituídas por visitas individuais. Agora o distanciamento mínimo e o uso de máscaras fazem parte da metodologia dos encontros.

Durante as visitas de campo, o coordenador de área do Consórcio Iberê compartilha informações e orientações. O produtor rural recebe a documentação necessária para adesão ao projeto e explicações sobre como fazer o levantamento dos materiais necessários para a construção das cercas que isolam e protegem a vegetação ao longo dos cursos d´água.

Nesta nova etapa do projeto, assinada em fevereiro deste ano, a CASAN destina R$ 431.650,00 para beneficiar mais 70 famílias de produtores rurais dos municípios de Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos.

A meta é proteger outros 50 hectares de áreas de preservação permanente, ao longo de aproximadamente 35 nascentes. Com isso, o trabalho chegará a 323 hectares de margens de cursos d’água em recuperação.

A valorização da agricultura familiar e da Política Nacional de Recursos Hídricos estão entre os objetivos. Com o novo repasse de recursos por parte da CASAN, chega a R$ 1.600.000,00 o investimento na recuperação da mata ciliar na Região Hidrográfica do Oeste, totalizando 493 propriedades rurais já beneficiadas.

No Município de Guatambu, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente atendeu 38 famílias. Neste ano de 2020 mais 8 novas famílias foram contempladas, valor estimável dos recursos para cada município é variável, pois é dividido entre os participantes e através de processo licitatório.