FOZ DO CHAPECÓ ENERGIA REALIZA REUNIÃO PARA APRESENTAR O PLANO DE USO DO RESERVATÓRIO DA USINA

Publicado em 07/06/2019 às 16:39 - Atualizado em 07/06/2019 às 16:39

No dia 12, a partir das 18h, no auditório da Secretaria de Assistência Social de Guatambu, a Foz do Chapecó Energia e o Ibama realizam a consulta pública para apresentação do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera) da usina hidrelétrica Foz do Chapecó.

As reuniões estão ocorrendo em diversos municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul abrangidos pelo reservatório da usina. Nas consultas públicas, a comunidade poderá conhecer as informações, fazer perguntas sobre o Pacuera e esclarecer dúvidas, tanto com o órgão ambiental quanto com a empresa.

O Pacuera é um documento que contém o conjunto de regras e orientações para a utilização do reservatório da UHE Foz do Chapecó e do seu entorno. O objetivo do documento é dar diretrizes e normas para o uso do reservatório e da Área de Preservação Permanente (APP), locais de acesso ao lago para o lazer ou para a dessedentação animal e áreas públicas utilizadas para o turismo, por exemplo. A elaboração do Plano é uma exigência da Lei Federal nº 12.651/2012 e da resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) n º 302/2002.

O documento já está à disposição da comunidade em todas as prefeituras dos municípios abrangidos pelo reservatório e no site www.fozdochapeco.com.br, no item Socioambiental.

Transporte

A Foz do Chapecó irá disponibilizar ônibus para fazer o transporte dos moradores até o evento e no retorno as suas comunidades. Os interessados deverão se cadastrar nos municípios onde residem, diretamente nas prefeituras.

CONSULTA PÚBLICA - PACUERA

Data: dia 12 de junho, às 18h.

Local: no auditório da Secretaria de Assistência Social.

Transporte: um ônibus sairá do acesso até a Linha Porto Chalana, às 17h.