CONFIRA COMO FOI O PROJETO RONDON - NER GILMAR DE ALMEIDA GOMES EM GUATAMBU NESTE MÊS DE JULHO

Publicado em 01/08/2019 às 11:20 - Atualizado em 01/08/2019 às 12:23

Realizado entre os dias 10 e 20 de julho no município, Secretarias do Município, professores, população, entidades e interessados, juntamente com os rondonistas de várias cidades de todo o Brasil, realizaram atividades em conjunto com grupos de mulheres, idosos, alunos das escolas, crianças do SCFV, jovens, adultos em diversos espaços do município.

Foram feitos passeios em empresas que movimentam a economia e agricultura de Guatambu, além de visitas aos potenciais do município como a cascata e a Floresta Nacional.

No dia 12 pela manhã, os rondistas vieram até a administração municipal para conhecer um pouco sobre a história do munícipio e socializar com a equipe e autoridades. Ainda neste dia, à tarde, um grupo reuniu-se a fim de discutir o assunto “educação sexual no contexto familiar para educadores e pais” na Fazenda Zandavalli.

No sábado, dia 13, as agentes da Saúde de Endemias estiveram no município de São Carlos, e lá o assunto de estudo foi a “dengue e febre amarela”. Em Guatambu, já foram realizados três mutirões de combate ao mosquito transmissor das doenças até o momento.

No dia 15, teve “Arte e Musicalidade” na Fazenda Zandavalli, com as crianças e adolescentes do SCFV, e também oficina de artesanato com material reciclável na Sala da vó e na Sede do município.

Outros temas, como culinária, aproveitamento integral dos alimentos com as merendeiras da rede municipal e enchentes - segurança no trabalho - defesa civil também foram abordados pelos monitores em encontros e oficinas.

Já no dia 16 aconteceu a palestra “Ética e Profissionalismo: cuidado da saúde da população” voltada aos servidores da saúde. Também ainda no dia 16, no centro Comunitário Fazenda Zandavalli, houve Contação de Histórias para as Crianças do SCFV e no centro do município o grupo de mulheres discutiu o tema “Saúde da Mulher.”

Na Escola M. Francisco Corá, ainda nesse dia, a temática foi “Boas Práticas Manipulação de Alimentos”com a participação das Merendeiras de todas as escolas municipais. Já no Centro Comunitário da Fazenda foram realizadas “Atividades Recreativas e Lúdicas” com as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

No dia 17, as oficinas realizadas abordaram assuntos emergenciais como “Primeiros Socorros - Oficina que ensina técnicas emergenciais” para os servidores da saúde. Ainda no dia 17, as crianças do SCFV participaram da oficina “Brincando e aprendendo com a arte.”

Nesse mesmo dia, houve também oficina sobre “Reaproveitamento de alimentos (citrus, PANCs, batata doce, mandioca) ” com o grupo de mulheres da sede. À noite, a oficina de “zoonose e proteção animal – cuidados com o gado – tuberculose” contou com a participação dos agricultores e produtores do município.

No dia 18, o assunto abordado foi “Tipos de Violência”, um bate-papo com as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e também “Segurança no Trabalho” com os motoristas que são servidores de todas pastas. Oficinas sobre “Direitos dos Idosos – Esporte e Criança”também foram realizadas nesse dia.

O encerramento aconteceu no dia 19, com a realização de “Roda de conversa com curandeiras e benzedeiras” e confraternização com os rondonistas.

O cronograma de atividades iniciou na tarde do dia 12 e foi até o dia 19 de julho, encerrando com despedidas e uma apresentação do trabalho final feito pelos rondonistas com muita emoção.