---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


LEVANTAMENTO DE ÍNDICE RÁPIDO PARA O AEDES AEGYPTI (LIRAa)

Publicado em 06/11/2019 às 10:48 - Atualizado em 06/11/2019 às 10:48


Créditos: Comunicação Baixar Imagem

O LIRAa é uma atividade que foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde em 2002, sendo realizada pelos municípios considerados infestados pelo mosquito da dengue, o Aedes Aegypti.

Ela permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes do mosquito, indicando o risco de transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus.

A atividade é realizada por meio da visita a um determinado número de imóveis do município, onde ocorre a coleta de larvas para definir o Índice de Infestação Predial (IIP).

Conforme definido na Estratégia Operacional do Estado de Santa Catarina, os municípios infestados devem realizar a atividade nos meses de março e novembro.

Em nosso município, as visitas ocorrerão no período de 11 a 14 de novembro, no centro e também nos loteamentos (Di Fiori, Abílio Dal Piva, Greenville, Habitar Social e Condomínio Dom Guilherme), bem como no Distrito de Fazenda Zandavalli.

Ao ser visitado pela Agente de Endemias, receba-a e colabore com seu trabalho. A visita é para o bem comum da população e o zelo pela saúde de todos os munícipes.