JANEIRO BRANCO - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

Publicado em 07/01/2020 às 08:53 - Atualizado em 07/01/2020 às 08:53

Janeiro é o mês em que as pessoas estão propensas a pensarem mais sobre a vida, relações sociais, condições e sentidos existenciais. Nos últimos anos, tornou-se Lei Municipal e Estadual, se estabelecendo como mês da saúde mental em vários municípios. A alusão feita ao branco tem ligação com receber uma folha ou uma tela limpa, com possibilidade de reorganizar as histórias da própria vida. Essa possibilidade de reescrever as próprias condições, é feita por meio da reflexão e autoconhecimento. Visão que pode ser obtida a partir do pensamento sobre a vida, sentido e propósito da mesma, bem como suas emoções, comportamentos e a qualidade de seus relacionamentos. O propósito da campanha de colocar a saúde mental da humanidade em pauta requer inúmeros atores da sociedade. Sejam eles privados, públicos, instituições sociais ou mídias, com sua capacidade de difusão, se fazem importantes nesse universo. Tais ações, orientações e reflexões podem salvar vidas. Essa é a expectativa dos psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e tantos outros envolvidos com a Campanha Janeiro Branco.

Um exemplo disso são atitudes simples como levar mensagens positivas e reflexivas que impactam a vida das pessoas que recebem.

E você? Tem cuidado de sua saúde mental? Pense sobre isso!

Lembre-se: fale com os amigos, com a família, converse sobre seus sentimentos! Em casos de necessidade, busque ajuda profissional. O Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de profissionais especializados e preparados para lhe ajudar.